Brasil Guitarras

Brasil Guitarras é o encontro de dez dos mais talentosos guitarristas brasileiros que se apresentam, em grande

O Brasil Guitarras é um projeto que, desde 2013, tem percorrido algumas capitais do Brasil, como Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo, reunindo 10 dos principais guitarristas brasileiros.

Brasil Guitarras Belo Horizonte

Em 28/12/2013, em parceria com o “Jazz Festival Brasil – Tributo ao Brasil Guitarras”, a Bra.zil apresentou a primeira edição do Brasil Guitarras, evento gratuito que contou com o incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Governo de Minas) e da Fundação Municipal de Cultura (Prefeitura de Belo Horizonte), e teve o patrocínio da Petrobras e da Caixa Econômica Federal.

Guitarristas: Armandinho Macedo, Andreas Kisser, Frank Solari, Edgard Scandurra, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Lanny Gordin, Marcelo Barbosa, Pepeu Gomes e Toninho Horta

Brasil Guitarras Brasília

Depois do grande sucesso em Belo Horizonte, com um público de mais de 10 mil pessoas, o maior encontro de guitarristas do Brasil esteve em Brasília no dia 10/12/2014, na praça do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. O evento gratuito contou com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do DF, e teve o patrocínio da Ambev, Souza Cruz e Oi.

Guitarristas: Armandinho Macedo, Andreas Kisser, Frank Solari, Edgard Scandurra, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Lanny Gordin, Marcelo Barbosa, Pepeu Gomes e Toninho Horta

Brasil Guitarras Salvador

A terceira edição foi realizada em 07/01/2017, no Farol da Barra, ponto turístico mais visitado de Salvador. O evento gratuito contou com o incentivo da Lei de Incentivo Estadual de Cultura da Bahia, FazCultura, e Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Lei Rouanet. Essa edição teve o patrocínio da Ambev, Laboratório Sabin e Claro.

Guitarristas: Armandinho Macedo, Andreas Kisser, Frank Solari, Edgard Scandurra, Kiko Loureiro, Luiz Carlini, Davi Moraes, Marcelo Barbosa, Robertinho do Recife e Toninho Horta

Brasil Guitarras São Paulo

Quarta edição, foi realizada em 08/12/2018, no Parque da Juventude. O evento gratuito contou com o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Lei Rouanet. Essa edição teve o patrocínio da Ambev e da Caixa.

Guitarristas: Armandinho Macedo, Andreas Kisser, Frank Solari, Edgard Scandurra, Nuno Mindeli, Luiz Carlini, Faísca, Marcelo Barbosa, Robertinho do Recife e Toninho Horta

AGORA BRASIL GUITARRAS ESPECIAL GUITARRAS BAHIA

Brasil Guitarras realizou sua Edição na Bahia em janeiro de 2017, reunindo em torno de 50 mil pessoas no Farol da Barra. Diante desse sucesso, resolvemos realizar outra edição do Brasil Guitarras, apenas com instrumentistas baianos, em uma homenagem a Guitarra Baiana, o “Guitarras Bahia”.

 A ideia é realizar uma edição especial do Brasil Guitarras para reunir músicos baianos que se dedicam a esse instrumento, abrindo oportunidade de mostrar o trabalho e o talento de excelentes músicos e dar mais espaço para que a música instrumental ganhe visibilidade no cenário artístico local e nacional.

Notamos que na Bahia o palco do Brasil Guitarras se tornou pequeno para tantos talentos que deveriam e mereciam fazer parte desse projeto e, diante disso, resolvemos fazer esta edição especial para homenagear a Guitarra Baiana, reunindo músicos baianos no mesmo formato e conceito do projeto original. Participarão dessa edição especial os músicos: Armandinho Macedo, Aroldo Macedo, Chico Brown, Ricardo Primata, Bem Gil, Fred Menendes, Morotó Slim, Julio Caldas, Eric Assmar e Pepeu Gomes.

Na abertura teremos a participação de duas guitarristas Thathy e Pat Kiss.

O show será gratuito e realizado em espaço público. Serão espalhadas cangas gigantes onde o público possa aproveitar uma tarde com música de qualidade em um local agradável. Contaremos com uma Área de Relacionamento. Será instalado grande painel de Led em local estratégico, para o público acompanhar o show ao vivo.

Faz parte do projeto uma Oficina de Lutheria com o luthier Elifas Santana e a participação do músico Armandinho Macedo. A Oficina será realizada na comunidade do Candeal e tem a finalidade de ministrar conceitos e elementos práticos relacionados à acústica, produção de som, produção de instrumentos musicais por meio da lutheria e, em especial, ao desenvolvimento dos conteúdos básicos para a construção da guitarra baiana, contribuindo assim para o fomento da educação e empreendedorismo musicais.

Será elaborado um e-book denominado Jornada Educação para Sustentabilidade – boas práticas de cidadania, com um roteiro educativo.

O projeto encontra-se aprovado na Lei Rouanet, Pronac 183833.

O Pronac já está aberto com patrocínio da Ambev.

Recebemos esta informação do MinC através do Salic em relação ao prazo de captação: “Informo que o prazo máximo de captação, com eventuais prorrogações, será de 36 (trinta e seis) meses. O Pronac em questão já atingiu o prazo em referência. Nesse caso, a solicitação de prorrogação do prazo de captação poderá ocorrer mediante a apresentação de contrato de patrocínio, conforme dispõe o inciso III, do §1º, do art. 33, da Instrução Normativa nº 02 de 23 de abril de 2019:” palco em espaço aberto, à altura da qualidade das sonoridades criadas por estes virtuoses da música brasileira.

É um grande espetáculo musical, no qual todos poderão apreciar as performances dos mais intensos e originais guitarristas executando composições próprias.

Grandes inovadores da música brasileira que, ao longo de mais de cinco horas de concerto, apresentam versatilidade em dedilhados velozes e sensoriais. Músicos que já emprestaram seus talentos aos mais destacados intérpretes da MPB bem como a renomados artistas internacionais, em parcerias que fazem história.

Segundo Tereza Rolemberg, idealizadora do projeto, “o objetivo é proporcionar a um público variado, um encontro inédito com conhecidos e conceituados guitarristas brasileiros, traçando um panorama da guitarra no Brasil em um cenário de confraternização musical, em que os guitarristas, em seus repertórios, contemplam músicas de grande simbologia nacional”.

A Bra.zil Arte e Cultura está em fase de captação de projetos a serem realizados em 2023.

  • Brasil Guitarras Especial Guitarras Guitarras Bahia – 29/07/2023;
  • Encontro online de dez grandes guitarristas da Bahia (Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Nacional – Pronac 183833 – O projeto está sendo inscrito no Fazcultura);
  • Brasil Sopros Rio de Janeiro – 1º Semestre de 2024 – Encontro de dez grandes instrumentistas brasileiros (Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura Nacional – Pronac 200768;
  • Aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro – Nº 31392);
  • Festival Luminoso Cine Bar Será realizado em Brasília através da LIC;
  • Cine Music Fest – Festival Internacional de Cinema e Música da Chapada dos Veadeiros, será realizado através da Lei Goyazes;
  • Brasília Museu Aberto Exposição virtual em edifícios icônicos de Brasília, participação da Orquestra Sinfônica de Brasília – Projeto aprovado na Lei Rouanet e LIC.
Dez grandes guitarristas reunidos numa confraternização musical da guitarra brasileira.